Eu amo a Primária
Primariasud.com.br

13 de fevereiro de 2010

Tempo de Compartilhar – 2º e 3º semana de Fevereiro - Por meio da Expiação de Jesus Cristo, toda a humanidade pode ser salva

Para complementar as sugestões do Esboço para o Tempo de Compartilhar da 2º e 3º semana de fevereiro, preparei algumas idéias. As lições com o uso de objetos também podem ser usadas como Mensagem de Presidência.

Objeto – Sugestão 1: um ovo cozido (com casca) e um prato de água com corante alimentício



Lição: Mostre o ovo cozido às crianças. Mergulhe o ovo na água colorida e observe o que acontece. Pergunte às crianças o que aconteceria se você continuasse a mergulhar o ovo na água. Explique que somos como o ovo colorido. Sempre que baixamos nossos padrões ou nossas ações para um nível mundano ou físico, nós receberemos algumas das características desse nível. Tornamo-nos coloridos. Em seguida, vá retirando a casca do ovo. Discuta como o arrependimento pode tirar a mancha do pecado e nos deixar brancos e puros novamente.

Objeto - Sugestão 2: uma meia velha. Mergulhe a meia na lama, deixando-a bem suja. Depois, coloque a meia em um saco que não seja transparente.



Lição: Pergunte às crianças se elas se importariam em colocar uma meia. (Elas ainda não viram a meia suja). Após alguns voluntários disserem que sim, tire a meia suja do saco e peça às crianças para colocarem a meia em seus pés limpos (o esperado é que nenhuma das crianças vá querer). Compare isso com o Espírito Santo também não querer habitar em um corpo imundo. Ninguém espera colocar o pé em uma meia suja e se sentir bem! Então também não podemos pedir ao Espírito que habite em um corpo imundo.

Objeto - Sugestão 3: um sabonete
Lição: O arrependimento é como um sabonete







O Élder A. Theodore Tuttle disse que o arrependimento lava nossos pecados da vida. Ele precisa ser usado tão frequentemente quanto necessário. Se usado de forma correta, o arrependimento limpa completamente o pecado de nossa vida. No dia do julgamento do Senhor, estaremos manchados e sujos, mas se aplicarmos o grande e maravilhoso sabão da vida, estaremos perdoados, limpos e puros diante do Senhor. Na próxima vez que usar um sabonete, lembre-se que você também pode limpar seu espírito por meio da aplicação do sabão da vida, o direito universal do arrependimento.

Lição geral: Pergunte às crianças se elas já fizeram alguma coisa errada e desejaram poder acertá-la? O Pai Celestial quer que voltemos a viver com Ele, mas nenhuma pessoa impura pode viver com Ele. (Ver Moisés 6:57.). Então como resolver isso? O Pai Celestial sabe que todos cometerão erros, assim, Ele nos deu um meio de ficarmos limpos novamente. O Pai Celestial nos deu a oportunidade maravilhosa de nos arrependermos.

Jesus Cristo sofreu no Jardim do Getsêmani e sobre a cruz, a fim de pagar o preço de nossos pecados. Ele sofreu para que não tivéssemos que sofrer, se nos arrependêssemos.(Ver D&C 19:16.) Por ter Jesus Cristo pago por nossos pecados por meio de Seu sofrimento, quando fazemos nossa parte arrependendo-nos e não cometendo outra vez o mesmo erro, podemos ficar limpos novamente.

Atividade: Apresente cinco envelopes com as seguintes escrituras dentro deles:

(1) Mosias 3:16
(2) Mateus 9:35
(3) João13:15
(4) 2 Néfi 9:21
(5) Jacó 4:11

Peça às crianças que façam de conta que, acidentalmente, quebraram um objeto muito valioso. Como se sentiriam? Como seria, se não tivessem meios de pagá-lo? Explique-lhes que seu pai e mãe terrenos as ajudariam, porque eles as amam. Eles dizem-lhe que, se estiverem realmente arrependidas, forem obedientes, e pagarem o que puder, eles as ajudarão, pagando a diferença. Quando quebramos um mandamento, também precisamos de alguém que nos ajude. Jesus Cristo pagou pelos nossos pecados e tornou possível que nos arrependêssemos e voltássemos ao nosso Pai Celestial. Escreva no quadro “O Que Fez Jesus por Nós e Por Quê”. Fale sobre o seguinte e aliste:

(1) Ele expiou pelo pecado de Adão, para que as criancinhas possam ser salvas;
(2) Deu-nos o evangelho para que possamos viver com Ele;
(3) Mostrou-nos como viver para que possamos ser felizes;
(4) Sofreu por nossos pecados, para que possamos ser perdoados;
(5) Morreu e ressuscitou, para que possamos ser ressuscitados. Separe as crianças em grupos.

Peça a cada grupo que abra um dos envelopes e combine a escritura com um dos itens alistados.

Fontes: “Limpos novamente”, O Amigo, Março de 2004; “Repentance”, Elder A. Theodore Tuttle, Improvement Era, novembro 1968, p.64-67




Nenhum comentário: